Os eventos estão próximos!

O XII Congresso Paulista de Cirurgia Pediátrica, a VII Jornada de Residentes de Cirurgia Pediátrica e o VI Simpósio das Ligas Acadêmicas de Cirurgia Pediátrica acontecem simultaneamente de 16 a 18 de agosto, no Centro de Integralidade do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), área de eventos do Hospital Servidor Estadual, na zona Sul de São Paulo (SP).

A Dra. Mila Torii Corrêa Leite, presidente da Cipesp, entidade promotora dos eventos, em parceria com a CIPE, comenta que os três eventos serão desenvolvidos em duas salas. “No auditório, o XII Congresso Paulista de Cirurgia Pediátrica, que têm presença confirmada de três conferencistas internacionais. Contará com a participação dos Drs. Luis de La Torre, cirurgião pediátrico especialista em cirurgias colorretais, que é diretor internacional do Center for Colorectal and Urogenital Care do Children’s Hospital Colorado (EUA); José L. Peiró, cirurgião pediátrico do Cincinnati Children’s Hospital (EUA) e especialista em cirurgia fetal, neonatal e minimamente invasiva; e Augusto Zani, da University of Toronto, chefe do Laboratório Respire, do Hospital for Sick Children, que se dedica especialmente a hérnia diafragmática, entre outras patologias”, informa.

Além destes, outros nomes de destaque da especialidade no Brasil participarão do evento, em mesas redondas e apresentando conferências. Cirurgia neonatal, coloproctologia, urologia, oncologia, laparoscopia, tórax, pâncreas e fígado, acesso venoso, enterocolite necrosante e hérnia diafragmática são temas contemplados na programação.

Residentes e ligas

“A programação da VII Jornada Brasileira de Residentes de Cirurgia Pediátrica e do VI Simpósio das Ligas Acadêmicas de Cirurgia Pediátrica se desenvolverá simultaneamente em outra sala, abordando diferentes campos da Cirurgia Pediátrica e aspectos específicos ligados à graduação, à residência médica e à pesquisa na especialidade”, revela a Dra. Mila Leite.

A organizadora da jornada de residentes e do simpósio, Dra. Ana Cristina Aoun Tannuri, assegura que “os eventos foram elaborados com muito cuidado, visando abordar temas relevantes à prática cirúrgica pediátrica, com ênfase a assuntos cruciais ao residente e graduando que se interessa pela área”.

Ela, que também é diretora da CIPE, destaca que “as aulas e conferências serão ministradas por profissionais de excelência, realçando os aspectos práticos e conhecimentos essenciais na vivência diária e condução dos casos clínicos desta especialidade tão ampla e fascinante que é a Cirurgia Pediátrica”.

Em mesas redondas e conferências, serão tratados temas como trauma pediátrico, atresia de esôfago, tumores sólidos, vias de acesso vascular e cirúrgico, afecções urológicas polêmicas, defeitos da parede abdominal, detalhes técnicos da vídeocirurgia, seguimento tardio das malformações congênitas, aspectos pré, intra e pós-operatórios, entre outros.

Em ambas as salas haverá apresentação de temas livres, e nos dias 16 e 17, durante o horário do almoço, haverá a apresentação dos pôsteres comentados.

Convites

“Nossa expectativa é que seja um congresso com rica troca de experiências e esperamos contar com a presença de cirurgiões pediátricos de todo o país”, convida a presidente da Cipesp. Esse convite é ampliado pela Dra. Ana Cristina Tannuri: “Convido todos os estudantes e residentes a participarem da VII Jornada Brasileira de Residentes de Cirurgia Pediátrica e do VI Simpósio das Ligas Acadêmicas de Cirurgia Pediátrica. Espero vê-los em breve!”

Até o dia 31 de julho os interessados em participar dos eventos poderão se beneficiar com os valores reduzidos das inscrições!

Para inscrições, clique aqui.

Confira a programação preliminar dos eventos:

• XII Congresso Paulista de Cirurgia Pediátrica

• VII Jornada de Residentes de Cirurgia Pediátrica/VI Simpósio das Ligas Acadêmicas de Cirurgia Pediátrica

Sobre a CIPE

Fundada em 30 de janeiro de 1964, a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE) é uma instituição prioritariamente científica, que promove cursos, congressos e eventos para atualização, desenvolvimento e qualificação da especialidade. Além de orientar, normatizar e valorizar a atuação profissional dos médicos cirurgiões pediátricos.