Cirurgiões pediátricos brasileiros participam de eventos internacionais de esôfago e vias aéreas

Entre 24 e 28 de junho, com a participação de cirurgiões pediátricos brasileiros, foram realizados em Roma (Itália), dois eventos científicos internacionais. A 5th International Conference of Esophageal Atresia (INoEA) e o 2ndMeeting of the International Network of Pediatric Airways Team (Inpat). O Dr. Atila Reis (MG) e as Dras. Simone Simões, Ana Teresa de Oliveira e Aurea Candido (RJ) (na foto, da esq. para a dir.) estavam entre os participantes.

Os encontros – que tiveram lugar no Hospital Pediátrico ‘Bambino Gesù’, que comemorava seu 150º aniversário – foram organizados com a colaboração do European Support Group for the Esophageal Atresia (EAT), a Italian Association of Families with Esophageal Atresia (FATE) e a Airway Team of Gaslini Institute of Genova.

Esse foi o primeiro evento internacional conjunto a reunir especialistas no tratamento e reabilitação de pacientes afetados por atresia de esôfago, fístula traqueoesofágicas e outras anomalias do trato aerodigestivo, enfermidades que exigem a dedicação de equipes multidisciplinares, familiares e profissionais de apoio.

Nos dias 24 e 25 de junho, um workshop, com sessões de formação prática ao vivo em procedimentos endoscópicos, cirúrgicos e minimamente invasivos, fez parte da programação, que envolveu médicos e familiares.

Oficinas como essa ofereceram aos participantes oportunidade única de debater e compartilhar conhecimentos sobre a melhor abordagem de questões controversas na Cirurgia Pediátrica com renomados especialistas.